Assim começou a nossa história

icones insta.png
icones fan.png
icones yout.png
icones twitt.png

Nós somos o ITEGO em Artes Basileu França

O Instituto Tecnológico de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França tem suas origens em 1967 na Escola de Artes Veiga Valle, primeira escola pública estadual de arte no Estado de Goiás. No final de 2001, a Assembléia Legislativa aprovou a criação do Centro de Educação Profissional em Artes nas áreas de: Arte Visuais, Dança, Música e Teatro e, posteriormente, Circo. Dessa forma, a instituição passou a ter como alvo a oferta de capacitação artística desde a iniciação, com crianças  a partir de  5 anos, até a formação superior. Esse Objetivo foi alcançado nos anos seguintes, conquistando destaque no cenário artístico nacional e internacional com o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem ( OSJG), dentre outros grupos.

A escola se estabeleceu definitivamente na área atual no ano de 2002, tendo na direção a professora Sonia Maria de Araújo. O nome Basileu França foi uma homenagem ao escritor e jornalista Basileu Toledo França, uma vez que o Centro de Educação foi instalado em uma área que pertenceu à sua família.

 

Os Cursos de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Artes foram implantados em 2006 e contemplam as áreas de: Arte Dramática, Artes Visuais, Dança (Ballet Clássico e Dança Contemporânea) e Música ( Canto, Instrumento Musical e Regência). Em setembro de 2013, após a autorização do Conselho Estadual de Educação de Goiás, teve início o Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica, com o objetivo de formar profissionais capazes de criar, executar e produzir espetáculos. A primeira turma de produtores cênicos se graduou em abril de 2016.

 

Nos anos de 2014 a 2017 a escola teve a  direção do Maestro Eliseu Ferreira da Silva. Inicialmente foi vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia e, a partir de 2015, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Neste mesmo ano o nome da instituição foi alterado para Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França.

 

A professora Lóide Batista Magalhães Silva assumiu a direção em maio de 2017, tendo como metas: ampliar a oferta do curso superior de Tecnologia em Produção Cênica, fortalecer o Ensino Técnico e consolidar as ações artístico-pedagógicas em âmbito nacional e internacional, alavancando, assim, o cenário artístico de nosso Estado.

Sonia Maria de Araújo

Eliseu Ferreira da Silva

Lóide Bastista Magalhães e Silva

Ronaldo Caiado

GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIÁS

Currículo do Governador

ITEGO EM ARTES BASILEU FRANÇA 2019