icones insta.png
icones fan.png
icones yout.png
icones twitt.png

Comece a usufruir da programação!

 Técnica e Interpretação Pianística

CONHEÇA O PIANISTA

Carlos H. Costa nasceu em São José dos Campos (SP) e trabalha como pianista e maestro.

Atualmente é professor de regência, piano e piano em grupo da Universidade Federal de Goiás (UFG), presidente da Comissão de Eventos da EMAC/UFG e desenvolve pesquisa nas áreas de Regência Orquestral, Piano em Grupo, performance do piano e música de câmara. Ele é bacharel em Física pela Unicamp, bacharel em piano pela Universidade do Alabama em Huntsville, mestre em piano pela Universidade Estadual de Ohio, mestre em regência pela Universidade da Geórgia em Athens e doutor em piano pela mesma universidade.

Como pianista solista e camerista tem se apresentado nos Estados Unidos, Itália, Portugal e Brasil com instrumentistas como Carmelo de los Santos, Ana Flávia Frazão, Ricardo Freire, Liliana Bizinechi, Adriano Pinheiro, Johnson Machado, entre outros.  Entre suas últimas apresentações estão o recital de piano solo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, por ocasião da comemoração dos 30 anos de existência do PPG Música da UFRGS. Como solista tocou o concerto de Mozart No 20 ao piano, acompanhado pela Orquestra da Associação Mozart Itália/Goiás, em Pirenópolis, quando apresentou repertório de piano solo de músicas brasileiras no X Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG.

Em dezembro de 2019 Carlos Costa vai apresentar um recital de piano solo na Universtiy of Wyoming, em Laramie, nos Estados Unidos. Em 2012 lançou o "Piano em Grupo: Livro Didático para Ensino Superior" e coordenou o II Encontro Internacional de Piano em Grupo. De 1998 a 2001 foi professor de Piano em Grupo nas Universidades de Youngstown em Ohio e University of Georgia em Athens. Em 2009 montou o Laboratório de Piano em Grupo na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG que conta com 11 clavinovas (CVP-401), onde ministra as disciplinas de Piano em Grupo I, II, III e IV para alunos de regência, composição, educação musical e bacharelandos em instrumento.  

 

Texto: Ellen Ribeiro

Arte Gráfica: Meire Marques

Inscreva-se
Você é:
Formação

Adriana Lemes Dias Vieira é uma pianista brasileira que atua como professora de música e pianista colaboradora. Iniciou seus estudos na música aos 8 anos de idade no Conservatório Gustav Ritter - Goiânia Go. Graduou-se pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás - UFG, onde colou grau como bacharel em piano no ano de 2008, e foi admitida no Curso de Especialização Stricto Sensu da mesma instituição, onde graduou-se Mestre em Música no ano de 2013 sob a orientação do professor Dr. Carlos Costa. No mesmo ano foi admitida pela Universidade de Massachussetts - Umass - EUA, onde cursou o programa Colaborative Piano sob a orientação da professora Nadine Shank entre 2013 e 2015 aprofundando seus conhecimentos na área de correpetição.

 

Paralelamente aos seus estudos, tem adquirido experiência como professora de Música, Piano e Coral. A certa altura de sua carreira, direcionou sua atuação para a correpetição de cantores bem como instrumentistas, também atua como pianista de câmara em diversas formações. Nesse interregno, acumulou contratações tais como: Professora de Coral e Teclado no Departamento de Cultura do Serviço Social do Comércio - SESC -GO, professora de piano e pianista co repetidora no Centro de Artes Basileu França - Goiânia - Go, Pianista co repetidora Baptist Church - Springfield (EUA). Em 2016 foi aprovada no concurso para professor substituto do Instituto Federal de Goiás - Campus Goiania onde atuou como professora até o ano de 2017 ministrando aulas para o curso técnico o superio, licenciatura  em música. Atuou também como pianista correpetidora do côro sinfônico jovem de Goiás entre 2015 e 2018, participando da 1º turnê internacional do côro em Genebra - Suíça (Jun/2018).

 

Atualmente é coordenadora musical de um projeto social na Igreja Assembléia de Deus – Vila Boa e professora no ITEGO Basileu França em Goiânia, atuando como professora de piano para os alunos do FIC e do curso técnico em música.

ITEGO EM ARTES BASILEU FRANÇA 2019